Foto Da Internet
Para a paz de todos o incidente diplomático que gerou preocupação nas relações entre a Colômbia e Peru teve fim pacífico.
Após reunião entre os Ministro das Relações Exteriores dos dois países, o Ministro da Colômbia, Jorge Rojas, emitiu uma declaração lamentando profundamente o incidente e sublinhando o seu compromisso com o diálogo e a cooperação. “Nos esforçamos para manter e promover as relações de amizade e cooperação que historicamente uniram os povos da Colômbia e do Peru”, afirmou o comunicado.
O Ministério reafirmou a vocação da Colômbia para o diálogo e a sua vontade de avançar nas questões de segurança, integração, desenvolvimento fronteiriço e boa vizinhança.
Os dois países emitiram comunicados nas páginas Oficiais de Letícia Colômbia e Loreto Peru esclarecendo o incidente, reafirmando os laços de Amizade e participação do Peru na Confraternidade Amazônica “Damos tranquilidade à população em geral da tríplice fronteira, pois a nossa Festa da Confraria Amazônica 2024 continua normalmente. Os laços de irmandade são mais fortes e nos inspiram a continuar com essas festas que nos unem como uma única região. Viva a irmandade com nosso país irmão, o Peru” Alcaldia de Letícia.
Especialistas em relações internacionais sugerem que este tipo de incidente pode ser uma oportunidade para fortalecer os mecanismos de cooperação e prevenir futuros desentendimentos. Esta situação demonstra a complexidade das relações internacionais e a necessidade constante de esforços diplomáticos para manter a paz e a cooperação entre as nações vizinhas.
Autoridades Brasileiras não se pronunciaram sobre o incidente entre os países vizinhos da Tríplice Fronteira.
REDAÇÃO: Sistema Mega De Comunicação / SIMCOM




