Bancada do Norte pede ao governo ações urgentes contra seca

SIMCOM
0

Governo federal decretou somente cinco estados de calamidade, mas pedidos em análise estão entre 8 e 12 municípios do Amazonas


Foto/Divulgação

O governo federal decretou até agora apenas cinco municípios do Amazonas com estado de calamidade pública por conta da seca. Mas, há entre oito e 12 novas localidades estão em processo de análise na
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Senad).

A partir da divulgação dos decretos de calamidade pública, os municípios apresentam o plano de trabalho e passam a receber os recursos e auxílios do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Essas informações foram passadas por um grupo de deputados da bancada da região Norte, que esteve nesta terça-feira (27) com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Aparecido.

Dessa forma, esses parlamentares foram pedir providências imediatas para socorrer os municípios da Amazônia diante da seca dos rios que já está ocorrendo em toda a região.

Entre os participantes estavam o coordenador da bancada nortista, deputado Sidney Leite e Atila Lins, ambos do PDS-AM. Havia também representantes do Pará, Rondônia, Acre e Roraima.

O governo do Amazonas já decretou estado de emergência em 20 municípios e a informação, segundo o deputado Átila Lins é que outros já estão com seus decretos sendo elaborados porque nenhum município escapará dessa crise.

“Fiz um apelo ao secretário da Defesa Civil para que haja celeridade nos pedidos de reconhecimento federal quanto ao estado de emergência dos municípios amazonenses. Bem como a liberação de recursos que atenderão para produtos sensíveis, como água, alimentos e combustível”, ressaltou Átila Lins.

Ações

O secretário disse à bancada do Norte que as ações serão feitas nos moldes do ano passado em que houve uma seca acima da média no Amazonas.

Wolney Aparecido esclareceu ainda que a partir dos decretos homologados, os municípios passarão recursos para alimentação, cestas básicas, compra de combustível e água potável para socorrer as comunidades.

Na avaliação dos parlamentares, o secretário se mostrou sensibilizado com a crise hídrica na região Norte. Informou também que a Senad está promovendo uma força tarefa para analisar os pedidos de estado de emergência do Amazonas e da região amazônica como um todo.

Leia mais na fonte: https://bncamazonas.com.br/municipios/bancada-do-norte-pede-governo-acoes-urgentes-contra-seca/

Fonte:BNC


Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Out
Ok, Go it!
To Top