Rádio Nacional Alto Solimões comemora 18 anos de história na comunicação do Alto Solimões.

SIMCOM
0

Neste domingo (15), a Rádio Nacional Alto Solimões celebra 18 anos de programação radiofônica, consolidando-se como uma das principais plataformas de comunicação da região amazônica. Criada com o objetivo de promover a cultura, a música e os acontecimentos locais, a emissora tem se destacado pelo seu papel fundamental no fortalecimento da identidade regional e no acesso à informação de credibilidade.


Ao longo desses anos, a rádio, que integra os municípios da região através da informação e comunicação repassadas pela frequência 96.1 FM e através do streaming pelo site radios.ebc.com.br/nacionaldoaltosolimões. Seu alcance permite que a emissora seja um elo de comunicação de quem vive na área urbana com os ribeirinhos, comunidades indígenas e tradicionais. 

A emissora conta com 24 horas de programação semanal local transmitidas no horário de Tabatinga-Am, de 08h as 10h e 13h as 15h de segunda à sexta feria, de 7h as 10H aos sábados e 12h as 13h no Domingo, e nos demais horários faz rede com a Nacional da Amazônia que transmite a partir de Brasília. EM seu horário local a Rádio Nacional do Alto Solimões leva conteúdo relevante sobre saúde, educação, meio ambiente, direitos e deveres da cidadania, além de fomentar a cultura local com espaço aberto para divulgação de eventos e artistas locais. Com uma programação diversificada e voltada para todos os públicos, a emissora também tem desempenhado um papel fundamental na mobilização durante crises, como desastres naturais e pandemias. 


A data é uma oportunidade para reafirmar o compromisso da emissora com o desenvolvimento da cultura amazônica e o fortalecimento das comunidades locais.


A Rádio Nacional do Alto Solimões, é vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e tem a missão de informar, educar e entreter o seu público ouvinte. 

A coordenadora da Rádio Nacional Alto Solimões, Miss Lene Ferreira, destaca os 18 anos de serviços essenciais, especialmente às comunidades ribeirinhas e indígenas, muitas das quais têm a rádio como único meio de comunicação na região. “Esta data marca a maioridade da emissora, que sempre teve uma grande responsabilidade desde sua fundação. Agora, entra em uma nova fase, repleta de desafios para seu crescimento no serviço de comunicação, aproximando ainda mais os povos isolados dos grandes centros, transmitindo informações sobre prevenção à saúde, além de divulgar, valorizar e integrar as diferentes culturas da região. Nosso compromisso segue com a missão de fazer a Rádio voar mais alto, alcançando cada vez mais aqueles que precisam de sua informação”, afirma.


PROGRAMAÇÃO

Os programas "Alô Fronteira", que vai ao ar das 8h às 10h, e "Tarde Cabocla", das 13h às 15h, tiveram uma programação especial nesta sexta-feira dia 13/12, incluindo a participação de ouvintes, artistas, funcionários, e ex funcionários como Lana Micol, que foi homenageada com abertura do Tarde Cabocla.


A celebração dos 18 anos na programação da emissora segue no sábado 14/12 no Programa Sentinela da Fronteira, de 7h as 10h e no Domingo no programa Cultura Ativa de 12h às 13h. Acompanhe Algumas das homenagens. 


“Parabéns para a Rádio Nacional, essa rádio útil, é incrível né? Porque é muito, muito bom ter uma rádio para se comunicar com nossos familiares que estão distantes, parabéns para essa rádio Maravilhosa, estamos felizes também porque vocês fazem parte da nossa família, parabéns para todos vocês locutores maravilhosos” Disse a ouvinte agricultora de Tabatinga, Margarida.  


“quando eu tava começando na música acompanhava meu pai Genário nos teclados, e quando comecei eu não tinha nada pra falar, não tinha ideia e experiência mas depois que participamos do Festival da Rádio Nacional tive muita experiência, a Rádio abriu muita oportunidade pra mim, e nesse momento me sinto muito agradecido a Rádio Nacional e fico muito feliz por existir essa rádio que me ajudou muito na minha carreira, divulgou meu trabalho, foi a primeira rádio que me incentivou muito, porque quase ninguém me reconhecia na minha cidade, quem me levantou muito e me ajudou muito foi a rádio nacional” Disse o cantor, compositor e ativista indígena Ticuna Guildy Blan,  


“ Parabéns a Rádio Nacional, e a todos os seus integrantes, são vocês que nos dão a notícia, comunicados e alegria, o que está faltando é que os locutores andem visitando as aldeias, pra ajudar a reivindicar suas demandas, é uma pequena sugestão que eu dou” disse o ouvinte Isaque da comunidade indígena Nova Aliança.


“quero parabenizar a Rádio Nacional do Alto Solimões por seus 18 anos, me sinto honrado por poder fazer parte dessa rádio tão importante para o Alto Solimões, pela troca de conhecimentos, pelas entrevistas e por poder permitir que o IFAM Campus Tabatinga faça parte dessa História e que possa também contribuir com o desenvolvimento do Alto Solimões, parabéns Rádio Nacional do Alto Solimões” Disse Nícolas Nevez, diretor do Instituto Federal de Educação no Amazonas – IFAM Campus Tabatinga. 


“muito obrigada por fazer feliz a muita gente com toda as músicas incentivando e cultivando a música regional da tríplice fronteira, sempre muito agradecida por vocês permitirem um espaço para difundir toda cultura musical que temos na região “ Disse Carolina Manchola, violinista de Letícia na Colômbia. 


“Queria deixar minhas felicitações e minha alegria de participar e ser ouvinte dessa rádio que é tão importante não só para Tabatinga mas para nossa região, momento importante de estarmos celebrando a emissora completando 18 anos de serviços e de informação no Alto Solimões, essa rádio faz parte da nossa história faz parte da vida do cidadão do Alto Solimões e claro do Brasil, , parabéns ótimos profissionais que trabalham nessa emissora que é tão importante, tão valiosa que é a Rádio Nacional do Alto Solimões, que é superimportante para todos nos, que continue conquistando o Alto Solimões com muita alegria com essas informações e programas valiosos para a população ouvinte dessa rádio tão encantadora que é a Rádio Nacional, Parabéns, Parabéns, Parabéns!” disse  Waldercley de Freitas, Secretário de Esportes de Benjamin Constant.


Por Redação

*com informações Rádio Nacional Alto Solimões        



Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Out
Ok, Go it!
To Top