Seca prolongada atinge quase todo o Amazonas

SIMCOM
0

 Dos 62 municípios do estado, 59 estão sofrendo com a seca; 13 decretaram estado de emergência.

Por Jornal Nacional


Quase todos os municípios do Amazonas estão sofrendo os efeitos da seca prolongada na região; 13 decretaram estado de emergência.

Do alto, o cenário impressiona. Essa já é a segunda pior seca na região do Alto Solimões em 13 anos. A mudança nos rios do Amazonas tem impacto direto na vida dos moradores. Quem sai de Tabatinga agora está pagando o dobro do preço na passagem até Benjamin Constant, município vizinho. O percurso está mais longo e a viagem que durava 20 minutos, hoje, passa de uma hora.


Navegar nesse período do ano ficou bem mais perigoso. Um pequeno banco de areia no meio do Rio Solimões e muitos outros estão em muitos outros pontos do rio. Por isso, os próprios catraieiros decidiram sinalizar o rio. Em alguns lugares, eles colocaram galhos de árvores, troncos de madeira, tecidos em cores para poder evitar que as embarcações acabem colidindo.


As águas rasas limitam a navegação das grandes embarcações. O barco saiu de Manaus com menos da metade da capacidade. Mesmo assim...

Chegando no porto de Tabatinga o alarme soou. A viagem de um barco terminou. As mercadorias destinadas a Benjamin Constant e Atalaia do Norte vão seguir em embarcações menores, chamadas de "canoão". Mas elas também navegam com a capacidade reduzida.


“Em média, no máximo 5, 6, 7 toneladas. E capacidade da minha é 16 toneladas. Ela está tendo que levar muito pouco mercadoria”, afirma Pedro Carlos de Andrade, dono de canoa.


Diminui a carga, aumenta o frete, e o valor dos produtos. Todo mundo paga.

Segundo a Defesa Civil de Benjamin Constant, a dragagem do rio seria a única solução para restabelecer o canal de navegação.


“O Dnit avaliou o nosso pedido. Nós estamos em situação de emergência. Então, com isso, está sendo feito a parte de protocolos e, com isso, há esperança que venha a acontecer a parte da dragagem de alguns pontos para chegar em Benjamin”, diz Ricelly Dácio, secretário-executivo da Defesa Civil de Benjamin Constant.


Dos 62 municípios do Amazonas, 59 estão sofrendo com a seca. Em Atalaia do Norte, o rio secou tanto que a empresa de abastecimento não consegue mais captar água. Mais de 5 mil pessoas estão sem acesso à água potável.

A Prefeitura de Atalaia do Norte informou que está usando caminhões para o abastecimento de água das casas.

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Out
Ok, Go it!
To Top