Municípios como Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença também participam da construção do plano.
O Governo do Amazonas avançou na construção do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF), que vai orientar ações em saúde, educação e segurança em municípios estratégicos da região.
Durante encontro realizado em São Gabriel da Cachoeira, representantes de instituições federais, estaduais e municipais apontaram como prioridade a ampliação da cobertura de saúde em comunidades indígenas, melhorias na infraestrutura educacional e o fortalecimento da segurança pública adaptada ao contexto multicultural da fronteira.
Próxima etapa no Alto Solimões
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedecti), a oficina segue agora para a
região do Alto Solimões, com reunião marcada para o dia 24 de setembro, em Tabatinga. O encontro deve reunir lideranças locais para consolidar propostas que atendam também os municípios vizinhos, como Benjamin Constant, Atalaia
do Norte, São Paulo de Olivença, Tonantins, Santo Antônio do Içá e Amaturá.
A participação da população e de organizações sociais será fundamental para garantir que as demandas locais — desde saúde indígena até infraestrutura e segurança — estejam incluídas na versão final do plano, que deve ser publicado após os encontros em todas as regiões de fronteira.
Foto: Rebeca Mota/ Sedecti
Por Redação SIMCOM




