Grandes secas na Amazônia estão ligadas ao desmatamento e queimadas? Especialista analisa

SIMCOM
0

 

A Amazônia já registrou 53.620 focos de queimadas até agosto de 2024, conforme dados do Inpe

Gabriel Lopes – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – A seca na Amazônia tem sido intensificada por diferentes fatores. O aumento do desmatamento e das queimadas está diretamente ligado à crise hídrica na região, conforme afirmou o biólogo e pesquisador Dr. Lucas Ferrante, em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.

Amazônia já registrou 53.620 focos de queimadas até agosto de 2024, de acordo com dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, após a grande estiagem de 2023, especialistas apontam para uma seca ainda maior neste ano.

Dados do Programa Copernicus, da União Europeia, têm demonstrado que a Amazônia Ocidental se tornou a maior emissora de gases causadores do efeito estufa na atmosfera do planeta.

“O aumento do desmatamento e queimadas têm intensificado a crise climática que é responsável pela seca na Amazônia. Isso tem se tornado muito mais intenso na Amazônia Ocidental, principalmente na região conhecida como ‘Amacro’, que inclui os estados do Amazonas, do Acre e de Rondônia”, declarou.

Leia mais:https://www.riosdenoticias.com.br/grandes-secas-na-amazonia-estao-ligadas-ao-desmatamento-e-queimadas-especialista-analisa/

Do Portal Rios

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Out
Ok, Go it!
To Top